terça-feira, 30 de outubro de 2012

Quanto Vale A Vida?


Quanto vale a vida de qualquer um de nós?

?quanto vale a vida em qualquer situação?
?quanto valia a vida perdida sem razão?
?num beco sem saída, quando vale a vida?
são segredos que a gente não conta
são contas que a gente não faz
quem souber quanto vale, fale em alto e bom som


?quantas vidas vale o tesouro nacional?
?quantas vidas cabem na foto do jornal?
?às sete da manhã, quanto vale a vida
depois da meia-noite, antes de abrir o sinal?
são segredos que a gente não conta
(faz de conta que não quer nem saber)
quem souber, fale agora ou cale-se para sempre
?quanto vale a vida acima de qualquer suspeita?
?quanto vale a vida debaixo dos viadutos?
?quanto vale a vida perto do fim do mês?
?quanto vale a vida longe de quem nos faz viver?
são segredos que a gente não conta
são contas que a gente não faz
coisas que o dinheiro não compra
perguntas que a gente não faz:

?quanto vale a vida?
nas garras da águia
nas asas da pomba
em poucas palavras
no silêncio total
no olho do furacão
na ilha da fantasia
?quanto vale a vida?
?quanto vale a vida na última cena
quando todo mundo pode ser herói?
?quanto vale a vida quando vale a pena?
?quanto vale quando dói?
são coisas que o dinheiro não compra
perguntas que a gente não faz:
?quanto vale a vida?

Humberto Gessinger

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Negociação começa com C, de Controle.


 

Por necessidade ou oportunidade, é inegável a capacidade empreendedora dos brasileiros. Muitos deles começaram seu negócio no fundo do quintal e conseguiram erguer uma empresa sólida e com centenas de funcionários, fato que chama a atenção dos concorrentes e de investidores. É neste cenário, cada vez mais frequente, que a Auditoria assume um papel ainda mais estratégico.

No momento em que investidores interessados no negócio entram em contato com o empreendedor, este já cria uma grande expectativa com relação ao valor da sua empresa. Na maioria das situações, ele acha que seu negócio vale muito mais do que o montante proposto pelo investidor.

Após extensa negociação para eliminar e ajustar as expectativas de ambas as partes, é preciso efetuar uma avaliação da empresa. Muito se fala no fluxo de caixa descontado ou múltiplo no EBITDA (lucro antes dos juros, imposto de renda, depreciação e amortização) como principais métodos de avaliação utilizados nas negociações. O valor de uma companhia é medido por sua capacidade futura de geração de caixas.

Na maioria dos casos, os potenciais compradores vão analisar as informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias da empresa a fim de certificar que todas as promessas e conversas realizadas no início do “namoro” são realmente verdadeiras e estão refletidas na contabilidade.

Durante o processo de due diligence, qualquer Ação ou procedimento tomado pela empresa que esteja em desacordo com as legislações vigentes será objeto de discussão e, certamente, a contingência será descontada do valor final da empresa. Um tributo que não foi recolhido, uma receita não contabilizada ou uma contratação irregular de funcionário são exemplos de contingências que serão mensuradas e deduzidas do valor obtido por um dos métodos de avaliação.

Um trabalho de Auditoria bem conduzido prepara a empresa para enfrentar esse tipo de situação. A Auditoria recorrente percorre as principais áreas e departamentos, detecta, corrige e previne contingências de natureza tributária, trabalhista ou previdenciária.

Todo o relatório de Auditoria deve ser discutido com a direção e contém os problemas importantes levantados durante o trabalho, as suas consequências e a solução do problema. A cada trabalho, serão verificadas as providências tomadas pela administração para regularizar o problema levantado inicialmente, bem como, ao explorar novas áreas, poderão ser identificados novos pontos a desenvolver.

Com o auxílio da auditoria, o empreendedor pode concentrar mais seu tempo na sua atividade-fim, ou seja, melhorar a capacidade de geração de caixa da empresa, se concentrando no aumento do volume de vendas ou na negociação com fornecedores. Além disso, um histórico de relações e parcerias com uma Auditoria pode atrair investidores com mais facilidade.

Infelizmente, o empreendedor brasileiro não se preocupa com a prevenção de problemas e paga um alto Preço no momento de negociar a sua empresa. Mas a atual turbulência no mercado mundial pode estimular alianças estratégicas, aquisições ou vendas de empresas, não importando o porte. Nunca vamos saber quando e nem onde vamos cruzar com os investidores, que podem chegar e sair com a mesma velocidade. E o que nos resta? Ter preparo e controle para abraçar oportunidades.

* Hugo Amano é diretor da divisão de Auditoria contábil da BDO Brazil

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Poeminha de Louvor ao "Strip-tease" Secular





Eu sou do tempo em que a mulher
Mostrar o tornozelo
Era um apelo!
Depois, já rapazinho, vi as primeiras pernas
De mulher
Sem saia;

Mas foi na praia!

A moda avança
A saia sobe mais
Mostra os joelhos
Infernais!

As fazendas
Com os anos
Se fazem mais leves
E surgem figurinhas
Em roupas transparentes
Pelas ruas:

Quase nuas.

E a mania do esporte
Trouxe o short.
O short amigo
Que trouxe consigo
O maiô de duas peças.
E logo, de audácia em audácia,
A natureza ganhando terreno

Sugeriu o biquíni,
O maiô de pequeno ficando mais pequeno
Não se sabendo mais
Até onde um corpo branco
Pode ficar moreno.

Deus,
A graça é imerecida,
Mas dai-me ainda
Uns aninhos de vida!


Novo termo de rescisão de contrato de trabalho começa em novembro.



Documento é fundamental para saque do seguro-desemprego e FGTS. Novo termo traz informações detalhadas, por exemplo, sobre horas extras.


A utilização obrigatória do novo Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho (TRCT) começa a valer a partir de novembro deste ano, lembrou o Ministério do Trabalho lembrou nesta segunda-feira (22).
O prazo limite para o uso do documento antigo, sem prejuízo para o trabalhador, se encerra em 31 de outubro, conforme determinação da Portaria número 1.057, de julho de 2012, informou o governo federal.
"A partir desta data [novembro], a Caixa Econômica Federal exigirá a apresentação do modelo atualizado para o pagamento do seguro-desemprego e do FGTS", acrescentou o Ministério do Trabalho.
A alteração no documento, de acordo com o governo, teve por objetivo "imprimir mais clareza e segurança para o empregador e o trabalhador em relação aos valores rescisórios pagos e recebidos por ocasião do término do contrato de trabalho".


O documento, lembrou o governo, é obrigatório para rescisão contratual e "fundamental para que trabalhador consiga sacar seguro-desemprego e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS)".
Diferenças
As horas extras, por exemplo, são pagas atualmente com base em diferentes valores adicionais, conforme prevê a legislação trabalhista, dependendo do momento em que o trabalho foi realizado, informou o Ministério do Trabalho.
No antigo termo de rescisão, esses montantes eram somados e lançados, sem discriminação, pelo total das horas trabalhadas em um único campo. No novo formulário, as informações serão detalhadas, explicou o governo.
“No novo termo, há campos para o empregador lançar cada valor discriminadamente. Isso vai dar mais segurança ao empregador, que se resguardará de eventuais questionamentos na Justiça do Trabalho, e ao trabalhador, porque saberá exatamente o que vai receber. A mudança também facilitará o trabalho de conferência feito pelo agente homologador do Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho”, afirmou o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Messias Melo.
Homologação
Impresso em duas vias, uma para o empregador e outra para o empregado, o novo TRCT vem acompanhado do Termo de Homologação (TH), para os contratos com mais de um ano de duração que necessitam de assistência do sindicato laboral ou do Ministério do Trabalho, e o Termo de Quitação (TQ), para contratos com menos de um ano de duração e que não exigem a assistência sindical, informou o governo.
Os Termos de Homologação e o Termo de Quitação, segundo o Ministério do Trabalho, são impressos em quatro vias, uma para o empregador e três para o empregado, sendo que duas delas são utilizadas pelo trabalhador para sacar o FGTS e solicitar o recebimento do seguro-desemprego.



Via G1

Microsoft apresenta na China o novo sistema operacional Windows 8


Nova plataforma foi criada para se adaptar a todos os dispositivos móveis.
Windows 8 será apresentado mundialmente na quinta (25), em Nova York.


Microsoft antecipou nesta terça-feira (23) em Xangai, na China, as principais características de seu novo sistema operacional Windows 8, criado para se adaptar a todos os dispositivos móveis e que será apresentado mundialmente na quinta-feira (25), em Nova York.

Steven Sinofsky, presidente da Microsoft para a divisão do Windows e Windows Live, disse que o novo sistema operacional nasceu de um desejo de “reimaginar o Windows”. O Windows 8 está sendo considerado a maior reformulação da plataforma desde o Windows 95, com um software adaptado às tecnologias de telas sensíveis ao toque e aos aplicativos de internet, mas que não deixou de lado suas funções tradicionais nem seus programas.

Steven Sinofsky, presidente da Microsoft para a divisão do Windows e Windows Live, durante evento de lançamento do Windows 8 em Xangai, na China (Foto: China Daily/Reuters)

O resultado é um sistema operacional com uma nova interface e capacidade de se adaptar a qualquer tipo de computador pessoal, incluídos portáteis, tablets ou a combinação de ambos, aparelhos com baterias de longa duração que diferentes fabricantes associados à Microsoft colocarão à venda nesta semana.


Via G1

sábado, 20 de outubro de 2012

Tema do Momento 10




O tema do momento 10 da aula do dia 25/10/12 será:



A empresa responsável é a Apogeu Veículos



Coordenada pelo nosso colega Jonatham Moraes.



Agora é só estudar, estudar e estudar...





Conheça a WebTV Classe Contábil



TV CLASSE CONTÁBIL foi criada para agregar valor ao dia-a-dia dos profissionais da contabilidade, estudantes e empresários:
  • Informações relevantes e atualizadas sobre o meio contábil e empresarial
  • Conteúdo de livre acesso e disponível a qualquer hora do dia
  • Fonte de Educação Continuada
  • Visibilidade nacional para a Classe Contábil

O principal objetivo da WebTV é destacar e valorizar você, profissional da contabilidade!

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Você Sabia? 9 serviços bancários obrigatoriamente gratuitos!


Os bancos são obrigados a oferecer um pacote com serviços essenciais. Saiba quais são eles:




1. Cartão com função débito.

2. Segunda via do cartão de débito, exceto nos casos decorrentes de perda, roubo, furto, danificação e outros motivos não imputáveis à instituição emitente.

3. Quatro saques por mês, em guichê de caixa ou em terminal de autoatendimento.

4. Duas transferências de recursos entre contas na própria instituição, por mês.

5. Dois extratos mensais, com a movimentação dos últimos 30 dias.

6. Consultas da conta pela internet.

7. Extrato anual consolidado, detalhando, mês a mês, os valores cobrados no anterior que se referem a tarifas.

8. Compensação de cheques.

10. Dez folhas de cheques por mês, desde que o cliente possua os requisitos necessários para a utilização de cheques, conforme a regulamentação em vigor e as condições firmadas.


Via Você S/A

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

ECECIC 2012 Juazeiro do Norte - Profissão Contábil


O Encontro Cearense de Estudantes de Ciências Contábeis – ECECIC é um fórum de discussão dos estudantes de Ciências Contábeis do Estado. Tem sido palco de debates sobre os mais importantes temas relativos não só a qualidade da formação universitária, mas também, as questões profissionais, a Universidade e a sociedade como um todo.
Nesse contexto, a Executiva Cearense de Estudantes de Ciências Contábeis – EXECECIC ,vêm demonstrar o interesse em realizar o, XI ECECIC que terá como tema “Profissão Contábil: Valorização com Foco nas Mudanças” a se realizar nos dias 12, 13 e 14 de Outubro de 2012 na cidade de Juazeiro do Norte-CE.
Esse evento visa agregar valores sociais, políticos e culturais. Contará com a presença de autoridades, profissionais e corpo docente e discente do Curso de Ciências Contábeis das Universidades e Faculdades do Estado do Ceará.
As discussões se operacionalizarão através de 04 (quatro) palestras, 01 (uma) mesa redonda, apresentação de artigos, minicursos e plenária. Também ilustrará o temário a visitação dos estandes que ficarão sob responsabilidade dos patrocinadores; notadamente as organizações contábeis e outras parcerias no mercado cearense.


quinta-feira, 4 de outubro de 2012

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Vem ai Conecades 2013


O CONECADES, Congresso nacional de Estudantes de Comunicação, Ciências Contábeis, Administração, Direito e Economia, está em sua 10ª edição e vai acontecer de 28 a 31 de março de 2013, no feriadão da Semana Santa.
São 10 anos de tradição e muita história! Estudantes do Brasil inteiro se reunindo no SESC de Guarapari-ES para discutir carreira, mercado de trabalho, qualificações e muito mais. Uma oportunidade de network única e com a qualidade que só a VEM! oferece.
Além disso, o evento possui certificado de 20h/aula para comprovação de atividades extracurriculares. O controle de freqüência às palestras é automatizado e somente quem participa tem direito de receber o certificado. Isso demonstra a seriedade do evento e garante ao estudante que seu certificado realmente tenha validade.

GUARAPARI


Principal cidade turística do Espírito Santo, Guarapari atrai diversos turistas do mundo inteiro graças às suas belezas naturais e às areias monazíticas (radioativas), com virtudes alegadamente terapêuticas. Com mais de 30 praias, chega a atrair 700 mil turistas no verão. Entre as praias mais famosas estão a Praia do Morro, Praia de Setiba, Setibão e D’ulé, Bacutia, Praia dos Padres, Meaípe, Areia Preta, Guaibura e Peracanga.
O município possui ótimos clubes aquáticos, além de aquários, exposições marinhas e até opções de passeios de mergulho.


ESTRUTURA


Programação acadêmica acontece no Centro de Convenções doSESC de Guarapari-ES, que conta com uma excelente estrutura para realização do Congresso. Os participantes terão a sua disposição um auditório principal, 3 auditórios auxiliares e 8 salas, com tecnologia de transmissão simultânea, equipamentos de última geração e acomodações confortáveis a fim de proporcionar uma excelente condição de aprendizado unido à comodidade.




Além disso, o evento conta com:
  • Segurança 24 horas;
  • Atendimento 24 horas (Secretaria do evento);
  • Lanchonete 24 horas (localizada no SESC);
  • Restaurante self-service (localizada no SESC);
  • Enfermaria (localizada no SESC);
  • Mais de 200 apoios para atendê-lo;
  • A melhor rede hoteleira da cidade;

Mais informações acesse o site segue link: http://www.conecades.com.br