sábado, 17 de novembro de 2012

Em contábeis, auditoria é um dos setores que mais emprega e que paga melhor.



Globalização fez aumentar a necessidade de mecanismo de confiabilidade. 
Controladoria e contabilidade de custos também oferecem boas chances.


A área de auditoria é uma das que mais gera emprego e paga melhor na contabilidade. A afirmação é unânime entre os profissionais do setor, representantes de entidades e professores. 

Responsável por analisar a gestão contábil de uma empresa e atestar se suas informações são corretas, o auditor vem sendo muito procurado nos últimos anos. Com o advento da globalização e a maior entrada de investidores internacionais no país, aumentou a exigência por mecanismos de segurança que garantissem a confiabilidade dos empreendimentos. 

“As ações se valorizam quando a instituição faz auditoria e mostra que sua administração contábil é real”, afirma Maria Clara Bugarim, presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). A legislação brasileira exige que toda empresa faça uma auditoria anual. As grandes entidades costumam passar por processos de análise periódicos e alguns permanentes. 

A falta de um sistema de controle rígido causou escândalos econômicos nos EUA no início desta década. Em 2001, a indústria do ramo de energia Enron, então uma das setes maiores empresas do país, foi à falência após ser descoberta uma série de fraudes contábeis que maquiavam seu balanço e iludiam os investidores e acionistas. Depois disso, o governo norte-americano descobriu problemas em várias outras empresas e até criou uma lei mais rigorosa para evitar que o problema voltasse a ocorrer.


Para José Antônio de França, presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade, a internacionalização dos mercados, também exige profissionais especializados que tenham conhecimento sobre legislações internacionais e possam ajudar na negociação com indústrias estrangeiras. 

Ainda na esteira dos investimentos internacionais, os especialistas afirmam que um dos mercados que tem gerado demanda por profissionais é o das organizações não-governamentais (ONGs). Em geral sustentada por recursos de entidades estrangeiras, as ONGs precisam fazer uma contabilidade transparente de seus gastos para garantir os recursos, caso contrário perdem convênios importantes, pois as instituições exigem garantias de que o dinheiro está sendo utilizado no projeto indicado. 

Outros mercados

Além do trabalho de auditoria, a contabilidade de custos também tem gerado muitos empregos, segundo informações do conselho federal e de profissionais da área. A atividade consiste em administrar melhor os gastos e otimizar os processos para que haja economia sem comprometer a qualidade do produto. A controladoria, que atua junto à contabilidade de custos com o objetivo de passar informações ao gestor para que ele possa tomar decisões, também é tido como um setor valorizado. 


Fonte: Luísa Brito do G1, em São Paulo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário